Vi o "Homem-Aranha 2"

Bom? Muito bom, mas...
 
Homem-Aranha 2
(Spider-Man 2) 
EUA, 2004
Acção - 127 min
Realização: Sam Raimi
Argumento: Alfred Gough, Miles Millar, Michael Chabon, Alvin Sargent
Elenco: Tobey Maguire, Kirsten Dunst, James Franco, Alfred Molina, Rosemary Harris, J.K. Simmons.
 
Nota do Pl@ka:  

O maior elogio que posso fazer a "Homem-Aranha 2" é que o filme não é pior que o primeiro (injustamente criticado) é até melhor, mas, deixem-me dizer que fiquei desiludido com alguns momentos do filme! Os momentos de maior tensão são alternados com genialidade pelo director com cenas de um bom humor incrível. A longa sequência do Aranha no elevador é memorável, bem como um incrível videoclipe da música "Raindrops Keep Falling on My Head", de Burt Bacharach (!), que Raimi encaixa no filme e que só ela merecia um Oscar de tão brilhante e engraçada. Tão relevante quanto a comédia é a acção. O ponto alto da aventura é o intenso confronto no metro entre o Aranha e Octopus. É de tirar o fôlego de tão tenso. Outras boas sequências, como a luta no alto dos prédios e o clímax no laboratório, também impressionam pela carga de emoção. Interessante notar, entretanto, que tecnicamente elas não são tão boas, com excepção dos voos do Aranha (cada vez melhores) e os tentáculos de Octupus. Claramente, Raimi não se preocupa em tornar 100% reais os personagens digitais (um tanto falsos) e privilegia os grandes planos, bem mais realistas (sem CGI) e calculados. Mas, Raimi é também mestre em polvilhar os seus filmes com um humor corrosivo e só ele para pôr o Aranha naquelas situações. Os actores estão em bom plano com destaque para J.K. Simmons que é fabuloso no papel de J.J. Jameson, quase parecendo que a personagem da banda desenhada foi baseada nele! A adorável Kirsten Dunst  constrói uma Mary Jane Watson forte e apaixonada e fica tão bem no ecrã! Pena não ter uma cena ao nível do “beijo á chuva” do filme original na qual ela está linda!  Alfred Molina é brilhante como Dr. Octopus e aqui está o grande salto qualitativo em relação ao anterior filme, para além de Dr. Octopus ser o adversário do Aranha por excelência, Molina capta toda a loucura e luta de personalidades deste “polvo”!  Tobey Maguire está bem, mas, brilha ainda mais quando tem a máscara! Confesso que não sou apreciador! Rosemary Harris é uma excelente Tia MaryJames Franco faz um Harry Osborn verosímil, mas a quem falta qualquer coisa. Como vai voltar no próximo filme, vamos esperar que apareça um bom vilão!
Fui ver o filme depois de ler e ouvir na net um elogio generalizado, amigos foram ver o filme e confirmaram que este Aranha era muito melhor que  o primeiro! E de facto é! E numa sequela isso é sempre de realçar! Ainda assim e talvez por ter as expectativas demasiado altas...esperava mais! Não concluam disto que não devem ir ver e que o filme é mau. Se já gostei do primeiro, deste ainda gostei mais. Acho é que podia e devia ser ainda melhor, bastando para isso não haver aqueles desnecessários minutos a mais de drama que não acrescentam nada ao filme e os efeitos digitais serem ao nível do primeiro!

Curiosidade: A presença de Bruce Campbell que depois de participar como o apresentador de luta-livre no primeiro filme, faz uma engraçada participação especial em Aranha 2, como porteiro chato...chato! Se não se lembram dele, ele era a estrela da trilogia de Terror/Comédia "Evil Dead" brilhantemente dirigida por... Sam Raimi.

Bom: A cena inicial da "entrega de pizzas". As sequências cómicas do elevador e clipe musical e as boas cenas de acção com destaque para a que se desenrola no metro. A cena de carnificina ao melhor estilo de Raimi de Octopus a acordar numa clinica!  As interpretações de J.K. Simmons e Alfred Molina. E a presença de Kirsten Dunst, simplesmente linda!

Mau: Os momentos já falados em que vi dois “bonecos”  lutarem ao melhor nível dos jogos da minha PS2 são uma desilusão! Curiosamente no primeiro filme os efeitos digitais eram bem melhores. E depois de um começo em grande como convém com a impressionante e divertida cena da “entrega de pizzas” termos de “aturar" 40 minutos de drama! Terá Raimi adormecido? A rapariga ao meu lado adormeceu... Apesar da história dramática (velhinhas desamparadas, crises, falta de dinheiro, amores não correspondidos...) ser necessária, "Homem-Aranha 2" devia ser diferente de um filme da Merryl Streep! E já agora Stan Lee terá gostado da ideia de num filme o Aranha ter revelado a sua identidade a mais pessoas do que em anos de “comic books”? Como é um dos produtores suponho que sim ou o estudio Columbia falou mais alto? Nada de acordo com a premissa da trama do Homem-Aranha dos livros que eu devorei durante anos em que ele preferia esconder a sua identidade de tudo e todos!

E se o Pl@ka falou...tá falado!



0 Comentários:

top