O jogo de hoje...

...e o que nos espera, adeptos benfiquistas, na opinião do Pl@ka!

SL Benfica 1-0 Anderlecht
Zahovic

Começo pelo óbvio, o Benfica não jogou bem, a jogar bem tinha ganho folgadamente ao campeão belga, apetece-me dizer que o Benfica do jogo com o Inter na época passada na Luz tinha goleado hoje. As razões para o Benfica não ter jogado o que se esperava são a meu ver duas: O sistema de Trap e a condição física.
A condição física vai aparecer, mas hoje o benfica só durou uma parte e quando for á Bélgica estará muito melhor, já quanto ao sistema acredito que vai ser este o escolhido com um só ponta de lança. Trap vai querer segurança lá atrás, muita troca de bola e passes rápidos para o avançado e médios alas a entra na diagonal. Meus amigos não esperem grandes jogos e grandes exibições, mas, se calhar vamos ganhar muito mais vezes. Esta é a minha convicção! Tem que se dar tempo á velha raposa, não façamos como outros e principalmente preparemo-nos para ganhar muitos jogos por 1-0 e sofrer muitas vezes a defender esse resultado. Para Trap (como bom treinador italiano) o importante é ganhar, é claro que a equipa vai subir de forma até pela entrada de jogadores que vão fazer a diferença. Em conclusão vai demorar um bocadinho, vamos ganhar mais e jogar menos...
O jogo na Bélgica não vai ser nada fácil, mas, provavelmente o italiano vai estar como gosta... defender muito e contra ataques rápidos e mortíferos é o que ele vai pedir á equipa, a dúvida está se a equipa vai conseguir dar-lhe o que ele quer. Acredito que dará para ir á Liga dos Campeões!

Destaques:

Yannick começou algo nervoso a sair a alguns cruzamentos, foi acalmando, mas tem de perceber que agora está no SL Benfica e não no Alverca no que toca á rapidez com que repõe a bola em jogo! O Benfica não teve o Miguel a que nos acostumamos muito por culpa do adversário directo; R. Rocha melhor que Argel numa dupla que chegou para as encomendas (ainda bem que elas vinham da Bélgica!) Dos Santos não comprometeu, mas, precisa de aperfeiçoar o entendimento com Simão (parece-me que Fyssas vai passar grande parte da época no banco), Petit a caminhar para a boa forma, aguentem as pernas todo o jogo, algo que não aconteceu hoje; Paulo Almeida não é um jogador que agrade aos adeptos, mas Trap deve adorá-lo, porque está “lá” sempre a tapar buracos. A dúvida é: será que ele vai quando mais rodado subir no terreno e criar desequilíbrios? Ainda vamos ter de esperar pelo Simão que conhecemos, será no dia 20? João Pereira a anos luz do jogador raçudo que arrancou boas exibições a época passada e sinceramente não sei como jogou até ao fim! Sokota é outro jogador que ainda não está a render metade do que pode e ..deve! Na minha opinião Karadas no pouco que joga mostra mais e merece uma oportunidade a titular! Zahovic continua a marcar (ainda bem!) mas, e desculpem-me lá este “feeling” meu, estou com uma vontade de ver Everson jogar no lugar dele...
1-0 e provavelmente vai dar para passar mas, muito cuidado... e preparem-se para sofrer muito!

E se o Pl@ka falou...tá falado!

3 Comentários:

Anónimo disse...

Estamos em Agosto e ainda é cedo para tirar conclusões, o acesso à Liga de Campeões é necessário para começar bem a temporada (pau que nace torto tarde ou nynca se endireita) mas será simplesmente um part-time para o SLB ir buscar uns trocos e somar pontos na UEFA.
O nosso objectivo tem que ser ganhar a Superliga, devagar, devagarinho o Benfica há de voltar a voar alto outra vez.
Até lá os adeptos têm mas é que estar com a equipa pois sofrer a gente já sofre todos os dias... venham lá essas victorias!!!

Anónimo disse...

O Benfica chegou a meio da luta pelo bilhete para a Liga dos Campeões em vantagem, mas cansado e sem ideias. Antes do intervalo, ou seja, antes neste caso é a parte final do jogo com o Anderlecht, a equipa de Trapattoni mostrou qualidade, mais que o adversário, mas depois não encontrou soluções quando os belgas ganharam ânimo e ascendente. Apesar de tudo segurou uma vitória por 1-0, um bom resultado com vista a uma segunda mão em terreno adversário.

A primeira parte teve um ritmo frenético, ainda que não muito bem jogada. A época começa aqui, mas joga-se também aqui, o que explica esse passo que marcou a partida toda, porque condicionou também a segunda parte. Tal como aconteceu na temporada passada ao Benfica, esta eliminatória define toda uma temporada, por isso é um momento de decisão e não um ponto de partida. É igual para o Anderlecht, o princípio resultou num jogo em que parecia que já têm todos muitos jogos nas pernas.

O Anderlecht apresentou-se na Luz com marcações precisas. Hasi, à frente da defesa, tentava limitar as movimentações de Zahovic, Zewlakov foi para a direita, encarregue de Simão, Sokota via-se apertado entre os centrais do campeão belga. Mpenza posicionava-se mais atrás do que seria de esperar, junto a um trio formado por Lovre, Baseggio e Wilhelmsson, que jogava para a velocidade de Dindane.

O Benfica apresentava o esquema que se esperava e que deverá ser a opção de Trapattoni para a época, mudando um ou outro protagonista. Sokota sozinho na frente, Zahovic ao centro ladeado por João Pereira, neste caso, e por Simão, à frente de Petit e Paulo Almeida. No banco o treinador não tinha muitas mais opções, face às saídas do defeso e às lesões que mantêm afastados Nuno Gomes, Geovanni e, ainda, Mantorras, ou Carlitos.

O Anderlecht ameaçou nos primeiros minutos, mas o Benfica foi ganhando posição. Dos donos da casa viam-se algumas boas combinações que o talento de Simão, Zahovic ou Sokota levavam a a espaços ao jogo, mas também uma equipa com dificuldades em jogar com a bola no chão e entrar na área.

O Benfica tentava em passes longos e remates de fora, só de quando em vez conseguia assentar, mas faltava-lhe imaginação ao centro do terreno. Paulo Almeida é seguro lá atrás, mas tem um raio de acção muito curto, Petit tem outras batalhas para travar, Zahovic brilha ocasionalmente, cada vez menos à medida que o cronómetro avança.

Aberta Rodrigues, muntamaisfutebol.

chefe disse...

Eu esta época também não estou à espera de grandes jogos do Benfica, espero sofrimento e muitos jogos de 1-0. O meu medo é a impaciência dos adeptos, foi uma jogada algo arriscada a aposta num treinador que quer se queira quer não tem um pendor defensivista.

Em qualquer das formas, se marcarmos um golo na Bélgicas, passamos a eliminatória.

Estamos numa fase inicial da época, muitas lesões, jogadores cansados, sistema não totalmente assimilados, é preciso ter calma.

top