Derrota pesada e justa.





Ponto prévio: Não sinto vergonha do meu clube, o SL Benfica, não sinto vergonha do presidente que tenho, não sinto vergonha do treinador da minha equipa e não sinto, de todo, vergonha de nenhum jogador do plantel do SL Benfica.


Ser benfiquista.
Hoje, sinto-me mais benfiquista que nunca. Sinto-me, exactamente, como me senti quando abandonava o Estádio de Alvalade, após sofrer pesada derrota por 7-1. Sinto que tive um mau dia, sinto que o meu treinador, os meus jogadores tiveram um mau dia. Sinto, apesar disso, orgulho em ser benfiquista. Sou sempre mais benfiquista nos maus momentos e hoje é um desses momentos.

Sei que o regabofe estará instalado, sei que o presidente é o culpado maior, sei que o treinador (o mesmo que a época passada era equiparado a Mourinho) é para despachar rapidamente, sei que os jogadores deste plantel são todos uns coxos (curiosamente da equipa titular que hoje jogou, só um, Salvio, não fazia parte do plantel da pretérita época e com a excepção de Sidnei e Kardec, os restantes sempre foram titulares) e uma real porcaria e não sentem a camisola, são uns vendidos, pernetas e tudo e tudo… 

Sei tudo isso. Sei que a escolha dos “verdadeiros benfiquistas” será desancar em tudo e todos. Sei que não se perdoam maus momentos, erros, más decisões, mesmo a quem lhes proporcionou  andarem aos saltinhos no Marquês. Não sou assim.  Insisto em estar no futebol como na vida, com bom senso. Outros terão outra forma de estar na vida, no futebol e no sentir o Benfica. É a forma deles, nem melhor, nem pior que a minha, porém diferente.

Derrota pesada e justa.
Foi uma derrota pesada, daquelas que doem. E como. Não perdemos pelo árbitro, não perdemos pelo ambiente miseravelmente estúpido e em que o facciosismo prevalece. Perdemos porque fomos muito piores que o FCP. Perdemos por demérito nosso (muito) e mérito alheio e antes mesmo de começar o jogo.  

Jesus escolheu mexer na equipa e destruiu a defesa, mexeu no meio campo e desfez a dupla de ataque. O Benfica jogou sem defesa esquerdo (David Luiz), sem central (um Sidnei atarantado), com jogadores fora de posição à frente da defesa (Carlos Martins jogou ao lado de Javi Garcia), com um jogador debilitado a render metade do que pode e sabe (Aimar), jogou sem ala esquerda (um Coentrão que perde imenso quando não joga no seu lugar), jogou na direita com um jogador esforçado (Salvio, ainda assim, dos melhores em campo) e um ponta de lança só e abandonado à sua sorte (Kardec) sem contar com o habitual apoio de Saviola

Não consigo perceber as opções de Jesus. Tudo o que escrevi exemplifica o que não se deve fazer num jogo desta importância. Mexer assim numa equipa é estúpido. O Benfica não deve mudar em função do adversário, o Benfica tem um modelo de jogo e deve mantê-lo, jogue contra o Paços de Ferreira, o Lyon ou o FCP

Como explicar a ausência de Saviola? Como explicar a destruição total do sistema de jogo que o próprio Jesus implementou desde o primeiro minuto que entrou no Benfica? Não consigo. 

Se juntarmos a uma equipa do Benfica completamente perdida, um FCP motivado e embalado por um começo de campeonato que sabemos como foi, estava preparada uma noite de horror que só não aconteceria por milagre. Se a isto juntarmos a debilidade mental (algo que não entendo) de muitos jogadores do meu Benfica e em particular do capitão Luisão, jogador com anos de casa, líder do balneário, com responsabilidades acrescidas e que agride um adversário, perdendo a cabeça e deixando a equipa em situação deplorável, estavam criadas as condições para uma das piores noites dos últimos anos.

Não quero Jesus fora do Benfica, não quero camiões de jogadores em Dezembro, não quero revoluções, não quero histerismos, não quero declarações à imprensa. 

Quero trabalho, quero boca fechada, quero atitude, responsabilidade e honra em vestir a camisola do Benfica

Existe muito campeonato pela frente, onde importa conseguir a melhor classificação possível, existem as taças de Portugal e da Liga para ganhar e o melhor que se puder fazer na Europa.

Cá estarei. Sempre.




2 Comentários:

Carlos Alberto disse...

Nuno, vês muito à frente.

Ainda muita água vai correr debaixo da ponte do Freixo.

Eu também estava em Alvalade nos 7-1 e lembro-me da vergonha mas também da alegria que foi ganhar o titulo nesse ano com o Mister Mortimore a emendar a mão da barraca que deu em Alvalade.


http://benfiliado.blogspot.com

Viriato de Viseu disse...

Bom poste!!!
Sim, é preciso que a CHAMA IMENSA que nos enche, siga ardendo com todo o fervor.

Mas é difícil digerir tantos erros feitos em tão pouco tempo.

Se o Jesus pedisse ao Aldeias-Más para ser ele a escalar a equipa do Benfica, não teria ido tão longe.

Mas o nosso AMADO CLUBE é IMORTAL e não é por este abanão que se vai abaixo.
abraço

top