Eu enterrado em rabanadas e anda tudo doido com a Ensitel...



Tenho andado entretido com o bacalhau, o borrego, os doces de Natal (a mesa da sala ainda está composta e vai ser reforçada até sexta-feira) e como a vida familiar tem-me afastado da vida virtual da net, fiquei surpreendido pela minha timeline do Twitter ter explodido na noite de segunda-feira com uma palavra no epicentro: Ensitel.

Eu sigo a Maria João Nogueira (@jonasnuts), tanto no Twitter como no blogue onde ela postou vários relatos de uma má experiência com a Ensitel. Um telemóvel recebido como prenda, um display que não funciona, reclamação e uma nega da loja em trocar o aparelho. Acho que todos nós já passamos por isso ou sabemos de alguém que sofreu os maus serviços de inúmeras lojas, empresas ou prestadores de serviços.

A parte vergonhosa da coisa, na minha opinião, acontece quando a Ensitel intenta uma acção judicial contra a @jonasnuts devido aos posts colocados no blogue. Podem lê-los a todos aqui. Ora o que aconteceu foi o chamado Streisand effect. A empresa tanto quis evitar a exposição do sucedido que com as suas acções conseguiu, exactamente, o contrário!

O rastilho aceso no Twitter despoletou uma reacção em cadeia, surpreendente ou talvez não, em apenas algumas horas, passou das redes sociais como o Facebook - onde a página de protesto contra a Ensitel tem quase tantos aderentes quanto a página oficial da empresa -, passou pelo Youtube onde duas paródias em vídeo, esta e esta, foram vistas por muitos e acabou nos órgãos de informação. Público, Expresso, TSF e mesmo a RTP 2, fizeram notícia com o caso Ensitel.

O cliente tem sempre razão!”. Esta expressão já todos a ouvimos, mas não a sentimos muito. A Ensitel não trocou a telemóvel porque a Nokia também não o faria à empresa de telecomunicações. Seja como for, as empresas não podem tratar desta forma os clientes. E muito menos tentar que estes, com razões de queixa, não a expressem de todas as maneiras a que tenham acesso.

De qualquer maneira os parvinhos já por ai andam e alguns já falam em ir para a frente das lojas Ensitel a protestar. Ainda vou ver alguém defender o insulto e agressão aos funcionários das lojas da malfadada Ensitel.

Conclusão: A Ensitel esteve mal duas vezes (ao não trocar o aparelho e na “censura” aos posts) e quem se vai lixar com isto é a Maria João Nogueira, que depois deste “movimento” na net e páginas do Facebook e o catano, vai-se ver com um processo às costas. Os patetas da net já estarão a criar outra página contra qualquer coisa…

0 Comentários:

top