Ronaldo e Messi. Qual o melhor?


ronaldo messi

Portugal-Argentina. Ronaldo versus Messi. Ui! Quem é o melhor? Quem? Bem, deixa cá ver se consigo explicar o que acho sobre este tema, para alguns, tão interessante.

Em poucas palavras começo por estranhar porque se insiste em comparar jogadores tão diferentes. Ronaldo é um finalizador (não deixando de ser um criativo) e Messi um criador (não deixando de ser um excelente finalizador). Ambos são similares em qualidade, mas com características completamente distintas. Quem é o melhor? Sei lá.

Pode-se gostar mais de um do que de outro, e por isso afirmar quem é o melhor será sempre um exercício de gosto pessoal. Eu gosto dos dois. Gosto tanto da fantasia de Messi, como da explosão de Ronaldo. Messi consegue ser mais “bonito” a jogar? Talvez. Ambos marcam golos em catadupa e nem isso pode ser usado para os distinguir. O português talvez seja melhor no jogo aéreo do que o baixote argentino, mas Messi é capaz de “desequilibrar” mais a equipa adversária. Ambos não são muito fortes a defender.

Agora chegamos a um pormenorzinho que na minha opinião faz alguma diferença e faz pender a balança para o lado do português. E não me venham com a história de estar a ser patriota. Até porque isso dá-me uns abalos ao pífaro que nem vos digo nada.

Ronaldo realizou épocas extraordinárias no Man. United. Ganhou uma catrefada de títulos, colectivos e individuais, marcou golos que se fartou e exibiu-se a altíssimo nível. Tudo está a ser repetido no complicado Real Madrid.

Messi faz o mesmo desde sempre no Barcelona. Marca, assiste, cria, delicia. Em títulos, colectivos e individuais, nenhum falta no palmarés.

Então qual o pormenor, a diferença que faz Ronaldo ganhar vantagem? Ainda não descobriram? Está implícito no que escrevi.

Ronaldo não joga há décadas numa equipa, o Barcelona, protegido por uma grande equipa (a melhor do mundo para muito boa gente), que joga sempre da mesma forma, no mesmo sistema táctico, com pouquíssimas mudanças de jogadores e treinadores.

Poderemos nunca assistir à saída de Messi da “bolha” que o protege no Barcelona e provar noutra equipa onde tenha de se adaptar a algo totalmente novo que mantém a qualidade evidenciada na equipa catalã. E quem beneficia mais com a relação. Messi ou Barcelona?

Enquanto isso, Ronaldo prova em qualquer equipa, com qualquer treinador que é bom.Muito bom!

Aliás, este argumento serve perfeitamente na comparação Guardiola/Mourinho, mas isso é outra conversa e fica para outra ocasião.

Que seja um bom jogo.

0 Comentários:

top