O Benfica perdeu e bem na última quarta-feira a possibilidade de estar presente na final da Taça de Portugal. Objectivo que o clube, os jogadores, o treinador e principalmente os adeptos muito queriam.

Após o jogo estava lixado com “F” maiúsculo. A forma como ocorreu a derrota e a respectiva eliminação é que provocavam o estado de choque em que me encontrava, assim como grande parte dos benfiquistas. E quando falo na forma não me refiro a Xistra e à “diferente” arbitragem na segunda parte, não me refiro às inúmeras faltas que nos empurraram ainda mais para trás nem ao fora de jogo que não viu e deu um importante 0-2. Refiro-me à forma ingénua, medrosa, desleixada, sem garra, sem querer e sem um pingo de inteligência com que toda a equipa, a começar na técnica e em especial no treinador principal, abordou este jogo.

- Não entendo porque andam uns a descansar e se apresentam em jogos importantes muito mais lentos, amorfos e sem explosão que outros que andam a jogar jogo atrás de jogo.

- Não entendo como esta equipa do Benfica não segura a vantagem de 2 golos conseguida no Dragão.

Esta equipa do Benfica já demonstrou na época que está a decorrer que sabe jogar o melhor futebol em Portugal, neste momento não o está a fazer e o adversário da passada quarta-feira é sem qualquer tipo de dúvida a equipa em melhor forma no momento.

Esta equipa do Benfica tem duas taças para conquistar. Uma já amanhã. A Taça da Liga é um objectivo e é para ganhar, não vai limpar nada, não vai resolver nada, não vai salvar a época. Só vai dar moral à equipa e aos adeptos. A Taça da Liga não é, espero eu, motivo de festejos. Ganhá-la é pura e simplesmente uma obrigação.

Na próxima 5ª feira, frente ao Sp.Braga, joga-se o jogo mais importante da época. É preciso carácter, garra, querer, classe ou seja tudo o que faltou no último jogo.

Com a derrota (existe quem lhe chame humilhação e vergonha, eu não…) de 4ª feira ainda presente, importa que cada um esclareça onde se coloca. Eu nunca fico em cima do muro a ver para onde a coisa pende. Jesus tem culpas nos falhanços Campeonato e Taça de Portugal? Tem. O plantel possuiu elementos que não demonstram qualidade suficiente para o Benfica? Tem. Não seria melhor ter 3 ou 4 jogadores da formação no lugar desses elementos de menor qualidade? Sim. Houve mau planeamento da época? Foram cometidos erros e importa apurar responsabilidades e não os repetir? Sim, é verdade.

Posto isto e que fique bem claro, que isto não está para salamaleques, na minha opinião, Jesus deveria ficar muitos e muitos anos no Benfica.

A julgar pelo que vejo, oiço e leio muitos benfiquistas até não se importariam de ter o Sr. Costa como presidente do Benfica, tantas são as qualidades que detectam na personagem. Eu não quero. O Benfica não deve ter um presidente como o Sr. Costa. O que eu gostava era de “viver” num futebol em que os presidentes dos clubes não tivessem que “montar sistemas” para que o seu clube ganhe. Gostaria de viver num futebol onde os presidentes servissem para gerir os clubes e representa-los onde quer que fosse necessário, seja o Brasil ou a China e deixassem as preocupações de um jogo para o treinador e jogadores e esses ganhassem ou perdessem jogos, taças e campeonatos dentro do campo. O Benfica nunca deverá ter este tipo de cultura desportiva. Para não nos perdermos em vez de perder um jogo ou um campeonato.

Para concluir, se me perguntassem no inicio da época se preferia ganhar a Liga nacional ou a Liga Europa, responderia sem hesitar: Liga Europa.

Aconselho a leitura de alguns benfiquistas que vale a pena ler nestas alturas: Aqui, aqui e aqui.

1 Comentários:

MadDog disse...

Palavras para quê?? Apoiado a 100%...

top