Messi? Jesus, pá!





Esta foto anda a rodar o mundo. Na net, nos jornais impressos, nas televisões todos falam na foto de Messi rodeado por quase toda a equipa do Benfica. A ênfase dada é tipo: "Para parar o sacana do Messi é preciso uma equipa inteira!".


Ainda ontem tive uma agradável discussão sobre esta foto no Twitter. E o enfoque centrava-se em, adivinharam, Messi e na equipa do Benfica à rasca para o parar. E eu respondi que isto é a equipa de Jesus a dar uma lição de como se deve defender. Pois. É que se repararem na foto vão ver o posicionamento exemplar não só dos defesas como de todos os restantes jogadores, pressionando Messi, encurtando espaços e retirando linhas de passe. E se este, o passe, entrar vai parar num dos cinco (5) jogadores do Barcelona colocados em fora de jogo. 

Muitos dizem: "Eish, toda a equipa do Benfica dentro da área a defender o Messi!". Este lance ganha ainda mais valor se virem a gravação do jogo, porque ao visionarem as imagens poderão ver que está ali toda equipa porque se encontra a sair da área após a marcação de um pontapé de canto. E a movimentação de toda a equipa é perfeita ao ponto de realizar os dois objectivos: Pressionar Messi e colocar os restantes jogadores em fora-de-jogo.

Este lance vai terminar com o corte de Garay.

Assim, onde todos vêem o reeditar da célebre foto de metade da equipa belga em frente a Maradona, eu vejo ali escarrapachados todos os motivos porque gosto muito que Jesus seja o treinador do Benfica. Isto é muito treino, muita repetição deste movimento nos treinos, muito trabalho neste simples lance. E é assim que os treinadores ganham jogos e não, ao contrário do que muitos julgam, a fazer substituições ou a esbracejar muito ao longo da linha. Onde todos vêem Messi, eu vejo Benfica como equipa bem treinada. Jesus é um grande treinador, goste-se ou não dele. Tem defeitos? Tem. Comete erros? Vários e isso já custou títulos ao Benfica, mas é um grande treinador. Corrigisse alguns erros que comete e deixasse de lado alguma teimosia e arrogância (embora estas sejam qualidades/defeitos dos bons treinadores) e seria dos melhores a nível mundial.

Era só isto. Bebam um copinho de água que isso passa...

1 Comentários:

abidos disse...

Pois, mas a foto que apareceu na Net, estava 'truncada', e não apareciam os jogadores do Barça em fora-de-jogo... parece que foi a redacção do Record a ter essa excelente - e inocente - ideia... não deve ser coincidência o facto do pasquim Rascord estar repleto de lagartos!!!

Abraços

top