Que bom é sofrer por Portugal!

Incrivel, fabuloso, lindo, arrebatador!

Podia adjectivar com mais algumas dezenas de adjectivos a forma como vivi a enorme vitória de Portugal na passada 5ª feira, tão fresca ela ainda está em mim!
Compromissos profissionais fizeram com que saísse de Setúbal por volta das 18h30, o destino era Santarém, mas, tinha de fazer uma paragem no Aeroporto de Lisboa. Ao entrar em Lisboa notava-se um movimento enorme de carros, as bandeiras estavam na maioria deles, eu e o meu colega saímos do Aeroporto eram 19h20, não dava para chegar a Santarém e já "sentindo" o aproximar do jogo dirigimo-nos para o “Fan Park” no Parque das Nações. Gente a perder de vista, a grande maioria portugueses, mas, muitos ingleses também. O ecrã gigante dava as primeiras imagens, o ambiente era nervoso e ainda assim de festa, as equipas entram em campo, o hino da Inglaterra é tocado primeiro... a seguir o hino de Portugal! Que emoção cantá-lo a plenos pulmões entre milhares de portugueses! No ecrã aparece a imagem de uma portuguesa que canta e chora... ao vê-la todos se “engasgam” ao cantar os últimos versos do nosso hino! Começa o jogo e aos três minutos Costinha é infeliz e “” o golo que Owen marca, estranhamente ou não fico calmo e com plena confiança nos nossos rapazes! O jogo é emocionante e Portugal passa a dominar, mas a bola não entra. Na segunda parte Portugal intensifica a pressão sobre os ingleses que agora já quase não passam do meio-campo, Scolari “joga” no banco, faz entrar Postiga, Simão e Rui Costa. “Muito bem jogado, Sr. Scolari” pensei eu... Figo ao sair dá mostras de descontentamento. Não há maneira de o golo aparecer e a minha calma e confiança começam a desaparecer, quando aos 83 minutos Simão arranca um centro milimétrico para a cabeça de Postiga e ... GOLO! Pulo, grito, abraço-me ao meu colega e a muitos outros “colegas” de sofrimento! Estava feita justiça! Prolongamento, Portugal mostra uma atitude fantástica e carrega ainda mais e empurra de vez os ingleses para a sua área! Deco fabuloso na humildade de jogar a “falso” lateral direito, Ricardo Carvalho com classe lidera a defesa, Maniche “cobre” todo o campo e permite que Rui Costa lidere o ataque final. Ronaldo e Simãotrocam os olhos aos bifes” e a dupla Nuno Gomes/Postiga luta com as torres inglesas! A primeira parte acaba e todos sentimos que o resultado é injusto e a segunda parte prova isso mesmo, várias oportunidades para acabar com o jogo, mas, aparece sempre uma perna...ás vezes mesmo em cima da linha de golo!
É então que o “velhoteRui Costa faz pura magia temperada com um toque de raiva e revolta... e a Luz explode de alegria com o petardo do Maestro! Todos pensávamos que a vitória era nossa...
Becks aquele rapaz que aparece muito nas revistas cor de rosa marca um canto e Campbell ganha a bola de cabeça, esta sobra para Lampard que consegue recolocar um pais de volta á terra! Os Deuses do futebol são injustos...pensei eu! Que injustiça!
O pesadelo dos penalties vinha ai... e eu fico sempre muito receoso com esta forma de desempate! O marido da Victória mais uma vez falha de maneira ridícula! As coisas parecem correr bem, até que Rui Costa falha ... não merecia! Postiga do alto da sua arrogância de 21 anos e enorme classe que estes ingleses não souberam aproveitar na época passada, marca com um toque arrepiante, mas, fabuloso! Lindo!O coração parece que vai saltar do peito! Eusébio quase entra em campo, como sempre a toalha branca está enrolada á sua mão, ele grita a motivar Ricardo...e no primeiro penalty depois da série de cinco, Ricardo arranca as luvas... a sua face aparecia no enorme ecrã, estava carregada de determinação, força e fé! Vassel atira e... as mãos nuas de Ricardo defendem aquela bola que não podia entrar! Depois... Ricardo corre para a bola com uma confiança tremenda e quase sem olhar para a baliza ou para David James, baixa a cabeça, corre para a bola e ela sai cheia de confiança, veloz como um tiro... anicha-se no canto esquerdo da baliza! MEU DEUS! GANHÁMOS! LOUCURA TOTAL! Estamos nas Meias-Finais! A História tinha herói... e momentos que vamos recordar para contar mais tarde! Fico aos gritos, punhos cerrados frente a frente com o meu colega a transformar aquelas três horas de sofrimento em ORGULHO PORTUGUÊS! Policias cumprimentam-me e estendo a mão a outro que fica com dúvidas porque está em serviço, mas, não aguenta e abraça-me quando eu só tinha a mão estendida...
Não conhecia ninguém dos muitos que vinham ter comigo abraçar-me e cumprimentar... éramos todos portugueses felizes! Que noite! Lisboa... o pais inteiro estava na rua! Eu com a bandeira na mão era saudado por centenas, milhares de pessoas á nossa passagem! Era tempo de finalmente rumar a Santarém! Na rádio, repetiam os gritos decisivos dos penalties... ao ouvi-los o arrepio percorria todo o corpo! A fome aparecia e a estação de serviço estava cheia de gente feliz “verde e vermelha”! Finalmente Santarém...e descansar? Nada disso! Festejar!

São estes momentos que um dia vou contar a alguém... que bom, que sorte eu ter estado aqui, a vivê-los intensamente!

OBRIGADO PORTUGAL!

E se o Pl@ka falou...tá falado!

0 Comentários:

top