Gostava de ter escrito isto...

Apetecia-me escrever duas linhas sobre o que se passou ontem na Ass. Geral do SL Benfica... seria mais duro que o meu amigo benfiquista Pedro F. F. do excelente blog "Tertúlia Benfiquista", mas assim também está bem...

O acessório e o essencial.
Sobre a assembleia geral ordinária de ontem há a registar três coisas:

- A não aprovação do nome de Henrique Granadeiro como sócio honorário;

- A contestação de sócios do Benfica pertencentes a claques do nosso Clube;

- A aprovação do relatório e as contas do exercício de 2006/07.

São assuntos que não se fundem nem se podem confundir. Vamos ao que é acessório.

A não aprovação de um nome para sócio honorário deve-se a uma de duas coisas: ou a argumentação utilizada pelos proponentes foi fraca ou a relevância do papel do proposto na vida benfiquista não é suficientemente forte para merecer supina distinção. Em qualquer dos casos, é um facto perfeitamente acessório e só constitui notícia pelo gigantismo do Benfica perante o nanismo vizinho e a falta de horizontes de alguma imprensa dita desportiva. (Assunto interessante seria discutir as motivações que nortearam esta estranha proposta, mas isso é coisa que não vejo analisada).

Não vou entrar em discussões estéreis sobre a pertinência ou não da existência de claques organizadas no futebol. A doutrina divide-se e há argumentação igualmente válida de ambos os lados. No entanto, e a questão de fundo é esta, há uma legislação a cumprir. Num estado de direito a Lei cumpre-se. Dificilmente compreendo como é que se pode contestar quem, no exercício das suas funções e competências, zela para que no seio do seu clube a Lei não seja um mero exercício de retórica. As questões são apenas estas: as nossas galhardas e entusiásticas claques estão ou não legalizadas? A Direcção do Benfica está ou não a agir em conformidade com o espírito da lei? As Direcções dos outros clubes estão ou não a aplicar esta lei? Quem é que está a ferir a legalidade? Depois de respondidas estas questões, saberemos de que lado está a razão.

Por outro lado, é ponto imprescindível que o nosso Clube não fique refém de ninguém: nem do aparente autismo da Direcção e muito menos da gritaria de alguns membros das calques. Haja bom senso.

Tratado o acessório, vamos ao que é essencial.

Foi de extrema importância a aprovação do relatório e das contas do exercício de 2006/07, o primeiro a apresentar saldo positivo desde que Vieira chegou à presidência. Isto, meus caros, é o sumo da reunião de ontem. Isto, meus caros, é de onde o folclore adjacente tem tentado desviar a nossa atenção.

E se o Pl@ka falou...tá falado!

0 Comentários:

top