Apito Final?

Depois de ler os acordãos que levaram aos castigos aplicados no “Apito Final” – tenho esta mania de me pronunciar sobre os assuntos depois de me informar – só posso concluir que de facto os regulamentos são uma real bosta. Feitos por dirigentes desportivos para não punir dirigentes desportivos. Regulamentos que punem uma tentativa de corrupção (FC Porto) da mesma maneira (subtracção de 6 pontos) que uma inscrição irregular de um jogador (Belenenses/Meyong) dão vontade de rir ou chorar, é só escolher. Regulamentos que punem de maneira tão diferente uma tentativa de corrupção e coacção, são uma anedota de muito mau gosto! Os castigos foram aqueles que todos esperávamos. Durante as duas últimas décadas, nós que gostamos de futebol e temos a sorte de não ser adeptos do FC Porto, sofremos na pele o vergonhoso roubo e engano que foram os campeonatos durante esse tempo, e por isso o sentimento perante este castigo não pode deixar de ser de profunda injustiça. Sei que perante os regulamentos estes eram os castigos que podiam ser aplicados, mas o gosto amargo de ver os corruptos “safarem-se” desta maneira, permanecerá durante muito tempo. A decisão, esperada, do FC Porto aceitar o castigo e só recorrer do castigo ao Presidente/Réu da SAD e do Clube mostra que para esta gentinha, com algumas excepções, o que interessa é ganhar, a qualquer custo. A mera hipótese de perder o recurso e assim arrastar a decisão para a próxima época e perder seis pontinhos preciosos que façam falta, justifica a decisão de reconhecer a culpa. Fosse o presidente do meu clube a actuar desta maneira e exigiria a sua imediata demissão, pois teria envergonhado e manchado a história do meu clube de forma nojenta. A gentinha acha graça, é um divertimento, um mero fait-diver. Algo que não se estranha, vindo de quem compreende a tribo.

Corruptos

O positivo de tudo isto, é que a partir de agora e para sempre poderei encher a boca e chamar-lhes CORRUPTOS com todas as letras! OFICIALMENTE CORRUPTOS! A Comissão Disciplinar não produziu estes acordos porque achou que… sim. Estes documentos resultam de recolha de provas, de testemunhos e das tão faladas escutas telefónicas que esta foram consideradas válidas. O outro pequeno prazer resultante deste processo, é ver o nome desta gentinha arrastado pela lama, por aqui, por ali, por acolá. Para eles lerem, para estes lerem, para estes outros saberem… para todos saberem o que esta gente faz há tantos anos! O castigo é curto? É horrivelmente curto, sim! Mas, o prazer de ver esta gente sofrer e suar em frente às câmaras de TV e tentar justificar o impossível, balbuciando alarvidades num discurso odioso e nojento para atrasados mentais engolirem… basta-me! E o Boavista? Ao ver as imagens do adepto boavisteiro chorando pelo seu clube, não evito o sentimento de pena… Não me dá particular gozo ver o clube descer de divisão, mas aos adeptos boavisteiros aconselho pedirem responsabilidades a Valentim e João Loureiro. São eles os culpados pela descida ao inferno do vosso clube.

Por fim, e para provar que de facto este processo é a ponta de um iceberg vergonhoso num lamaçal imundo e mal cheiroso, para quem estiver interessado em ler os acórdãos, reparem nas variadas situações de tráfico de influência que ficaram por castigar, porque não existe regulamentação para o fazer. Resta-me esperar que este “Apito Final” não seja o fim, mas o começo e que o processo “Apito Dourado” venha fazer por fim… justiça.

E se o Pl@ka falou...tá falado!

1 Comentários:

Anónimo disse...

Não esquecer, que foi o Dr. Guilherme de Aguiar que elaborou estes regulamentos, mais tarde aprovados, mas quem os construiu foi essa 'ave rara'...

top