A hipótese Eriksson e o resto…

Parece que está encontrado o novo treinador do Benfica. Sven Goran Eriksson, um velho conhecido do futebol português e do Benfica em particular. Naturalmente que esta escolha de LFV e Rui Costaa confirmar-se – será criticada por muitos, especialmente pelos “verdadeiros benfiquistas” (julgo que assim aconteceria, mesmo que a dupla de dirigentes contratasse Mourinho, Lippi ou outro qualquer treinador por melhor que fosse), a escolha para eles será sempre má, porque será uma escolha de LFV e de Rui Costa que só pelo facto de estar ao lado do presidente já perdeu parte do prestigio adquirido como jogador e figura benfiquista e dentro em breve será mesmo considerado mais um chulo, que estará no clube a mostrar a sua incompetência. Será uma sorte se o benfiquismo de Rui Costa não for colocado em causa…

Eriksson

Voltando à provável contratação do treinador sueco, tenho a convicção que não é a melhor, mas ainda assim, uma boa solução para liderar o projecto do Benfica para as próximas três temporadas. Quem frequenta aqui o estaminé sabe quem era a minha escolha ideal, no entanto considero que a capacidade técnica, pessoal, cultural, e o conhecimento do futebol português, assim como o gosto por lançar jovens promessas de Eriksson, dá garantia de qualidade. As minhas dúvidas são duas: Motivação e disciplina. Estará o sueco, nesta altura da sua carreira devidamente motivado para ganhar como é imperioso que aconteça no Benfica? Será o técnico disciplinador que o plantel benfiquista, provavelmente, necessitará? Na minha opinião a primeira é mais importante que a segunda, até porque esta última estará dependente do plantel que o Benfica terá na próxima temporada e do papel que Rui Costa desempenhará também na disciplina do balneário benfiquista. Espero sinceramente que Eriksson esteja motivado e com sede de vitórias e se assim acontecer será uma óptima escolha.

P.S. No dia em que se desmentiu oficialmente a existência de um gabinete e se reafirmou publicamente o estatuto unicamente de jogador, foi extremamente infeliz a confirmação da presença (através de imagens) de Rui Costa na reunião em Manchester. Depois deste meu rebuçado para os “verdadeiros benfiquistas”, esclareço que, como há muito o escrevi, não me choca nada que Rui Costa acumule funções. Aliás, era óbvio que assim teria de acontecer, se o objectivo era preparar a próxima temporada atempadamente. Ou alguém estaria a pensar na ridícula situação de o início de funções de Rui Costa, como Director Desportivo, se iniciar à meia-noite de Domingo, após o jogo com o Vit. de Setúbal?

E se o Pl@ka falou...tá falado!

0 Comentários:

top