Cheirinho a justiça - parte II.

O Comité de Controlo e Disciplina da UEFA decidiu impedir a participação do FC Porto na próxima edição da Liga dos Campeões. Logo os acólitos defensores do clube nortenho e de Pinto da Costa vieram gritar: “Injustiça! Isto é uma cabala para prejudicar o FC Porto. Há interesses de outros nesta decisão da UEFA.” Obviamente que desta gentinha não se esperava outra coisa. O principal culpado para eles é o… Benfica! Naturalmente. O facto de ter ficado provado que tentaram corromper árbitros, de terem sido condenados por isso, de a SAD do clube não ter recorrido do castigo (atitude moralmente nojenta, a pensar nos 6 pontinhos que poderiam fazer falta no começo da próxima época), de o Departamento Jurídico do clube ter sido incompetente ao desconhecer que poderiam ficar fora das competições europeias, de Pinto da Costa ter sido conivente com a decisão e ter vindo afirmá-la publicamente… isso não interessa. No meu clube, no meu Benfica, um presidente – mesmo que com muitos títulos no currículo – estaria em maus lençóis. Estaria com a maioria dos benfiquistas a pedir a sua demissão. Chama-se a isto vergonha na cara!

Quanto à decisão da UEFA, cheira a justiça. E só, porque os recursos que se seguem podem mudar o resultado da mesma e não tenho qualquer tipo de dúvida que o FC Porto vai utilizar qualquer tipo de argumentos e artimanhas legais para se safar a ele. Para isso contará com a preciosa ajuda da FPF. No entanto, parece-me que será complicado vencer o primeiro recurso. A esperança portista reside no TAS, mas irá a tempo de participar na próxima edição da Champions? Duvido.

O Presidente do FC Porto disse na SIC (novo canal oficial do clube nortenho) que agora este caso irá passar a ser analisado juridicamente, algo que ainda não se passou, diz ele, porque a UEFA quando afirma no seu comunicado de ontem que “…O assunto passou subsequentemente para os órgãos jurídicos da UEFA para uma análise mais detalhada, tendo sido levantadas dúvidas sobre se o FC Porto cumpria os critérios de admissão definidos no regulamento da UEFA Champions League de 2008/09, nomeadamente o Artigo 1.04 (d).”, está claramente confundida.

Já agora, é só para informar que Pinto da Costa pode arriscar um novo castigo na Comissão Disciplinar da Liga por violação do artigo 33.º do Regulamento Disciplinar da Liga, que o inabilita para as funções de representação do clube no âmbito de competições desportivas e inibe de comentar questões do foro interno das mesmas. Sim, ele interpôs recurso, mas este não tem efeitos suspensivos. E ele falou sobre questões do foro interno do processo Apito Final.

Quanto aos benefícios que o Benfica tira desta decisão da UEFA, não os quero. Já aqui afirmei que não quero nenhum tipo de benesses que resultem de decisões na secretaria. Gostava que o meu clube recusa-se jogar a Liga dos Campeões. Eu sei, estou a ser lírico. Provavelmente uma atitude destas até acarretaria penalizações e não será realista pensar nesse cenário, mas quero que o meu clube esteja nas competições para as quais se apure em campo e não por decisões administrativas.

O “cheirinho a justiça”, esse, já ninguém mo tira, é pouco, é horrivelmente pouco, mas já não espero muito mais. Eles serão para sempre... Corruptos.

E se o Pl@ka falou...tá falado!

0 Comentários:

top